Porque obter o reconhecimento da cidadania italiana

Para muitos obter o reconhecimento da cidadania italiana é a realização de um sonho, uma conquista e sem  dúvida alguma uma grande riqueza pois demonstra e intensifica a própria identidade familiar  através da comprovação de suas origens. Poder oficializar a ligação que sempre existiu com a Itália também é uma maneira de reconhecer o importante papel que os nossos imigrantes possuem nas nossas famílias. Podemos dizer que efetivamente você faz um “Ritorno alle Origini” quer dizer, Retorno às origens!!!!!

Além disto, possuir a cidadania italiana pode lhe dar inúmeras vantagens. Quem possui a dupla cidadania italiana pode usufruir de muitos benefícios que um brasileiro atualmente não pode contar. Sem dizer que, com ela, você poderá abrir as portas para uma nova  e diferente vida.

Quem neste momento estiver pensando de ir morar fora do Brasil talvez tenha pensado como fazer para poder estar naquele novo pais de forma legal. Mudar de pais é uma mudança muito radical, e envolve muitos itens que devem ser pensados e preparados com muita atenção. O primeiro dele é sem duvida obter os vistos de permanência. Estar ilegal quer dizer não poder ir e vir liberamente daquele país e nem poder viajar e conhecer outros paises por causa dos postos de imigração nas fronteiras. Sem falar que  você não terá direito a serviços públicos de saúde ou escola e sem contar que poderá se complicar muito caso seja pego pela polícia. A deportação irá fazer com que você passe a ter seu nome “marcado” para a entrada em outros paises como Estados Unidos e Europa, e isto pode comprometer o seu futuro.

Se você tem  direito a cidadania italiana talvez esteja se perguntando se realmente vale a pena correr atrás de toda aquela papelada para dar entrada ao processo de reconhecimento e também ter que enfrentar toda  aquela burocracia necessária. Também estará se perguntando se realmente vale a pena investir dinheiro nisso. Sei que todo este procedimento pode levar mais ou menos tempo e que muitas vezes você até irá pensar em desistir, mas se seu planos e ir morar fora do Brasil, que seja para trabalhar ou estudar a cidadania italiana será literalmente seu passaporte de entrada e sua vida fora do Brasil será muito mais facilitada.

Ainda hoje, mesmo se ja se passaram 20 anos, lembro muito bem de tudo que passei quando decidi deixar o Brasil para ir morar na tão sonhada Europa. Com a minha cidadania italiana nas mãos tive a possibilidade de aceitar uma oferta de trabalho na Alemanha, trabalhando com italianos que lá possuiam sorveterias “Eis caffe”. E sem os documentos italianos nunca poderia ter tido a possibilidade de viver esta experiência de vida. Alí foram os meus primeiros passos em solo Europeu e alí pude tocar com mãos o quer dizer ser um cidadão italiano.

Aqui embaixo vou elencar algumas destas facilidades:

  • Facilidade para viajar: ser um cidadão italiano significa poder visitar qualquer país da Uniã Européia sem a necessidade de vistos. . Além de outros países que não fazem parte da comunidade europeia,como Estados Unidos, Canadá e Japão não exigem vistos para italianos.
  • Educação: na Itália, você e seus filhos poderão estudar nas instituções de ensino público e muitos destes direitos são estendidos a outros países da União Européia e que fazem parte da Área de Schengen. Você também poderá fazer cursos de graduação (muitas universidades oferecem cursos em inglês).
  • Trabalho: além de poder trabalhar na Itália poderá também ter a possibilidade de trabalhar em outros países da comunidade européia, como França, Espanha e Alemanha. No Brasil, empregados em multinacionais com dupla cidadania são muito valorizados, podendo adiquirir pontos no seu curriculum.
  • Um cidadão europeu pode comprar casa na Itália ou em qualquer outro país da União Européia, residir lá, concorrer a vagas de emprego, prestar concursos públicos, frequentar uma universidade e utilizar o sistema de saúde.

Com o reconhecimento da sua cidadania italiana os seus filhos também terão estes direitos, depois os filhos dos seus filhos e assim por diante. É um patrimônio familiar que não se perde e sim se mantém para sempre.

 

Se este é o seu sonho  e se você já sabe que tem direito a cidadania italiana pois possui ascendentes italianos não perca está oportunidade, invista nele e corra atrás da sua cidadania também, não deixe passar esta oportunidade incrível que poderá mudar o rumo da sua vida!!!