BUSCA DE CERTIDÕES PARA CIDADANIA ITALIANA

No processo de reconhecimento da cidadania italiana uma das maiores dificuldades que as pessoas encontram é a busca pela certidão do antepassado italiano pois muitas vezes desconhecem a sua cidade natal. Nesta fase é fundamental recolher o maior número de informações no Brasil. Estas informações podem levá-lo a encontrar o nome da cidade de proveniência do seu parente emigrado no Brasil e também dos pais dele. Cada certidão do seu antepassado encontrada no Brasil registra um pedaço de história, é como montar um quebra-cabeça, cada peça tem o seu valor. Muitas vezes na sua própria casa, ou na casa de um parente mais velho encontra-se algum documento que lhe levará a descobrir o nome do “comune” natal do seu parente italiano. Cartórios e igrejas também são lugares onde você poderá encontrar a maior parte dos documentos necessários no seu processo de reconhecimento de cidadania. Estas certidões contém dados úteis na pesquisa da certidão do oriundo italiano, como por exemplo o nome dos pais dele, a data de nascimento e inclusive, o nome da cidade de origem. Você poderá dar inicio na pesquisa recolhendo as certidões partindo das suas e em seguida àquelas de seus pais e avós, por último, as dos seus bisavós, recuperando assim, as certidões de casamento e óbito do antepassado no Brasil. Nelas constam muitas vezes as informações essenciais para a pesquisa, como o nome do comune e data de nascimento. Muitas vezes serão seus parentes que lhe ajudarão a descobrir datas, nomes e poderão lhe informar por exemplo a cidade que seu bisavô faleceu, nela pode-se encontrar o cartório no qual se faz possível requerer a sua certidão de óbito.

No mesmo cartório onde foi lavrada a certidão de casamento se encontra a habilitação da certidão, nela constam os documentos exigidos por lei para que o casamento pudesse ser válido (por exemplo carteira de identidade, certidão de nascimento). Uma sugestão: a cidade de nascimento do primeiro filho muitas vezes é a mesma do casamento dos pais. Nas certidões de nascimento sempre constam os nomes dos avós. Desta forma, se você encontrar a certidão de nascimento de um dos filhos do seu antepassado italiano no Brasil poderá chegar até o nome do antepassado vindo da Itália. Na certidão de óbito do seu ascendente italiano consta a idade que ele faleceu, com isso você poderá facilmente calcular a sua data de nascimento, informação fundamental para a busca da certidão do antepassado nascido na Itália, pois poderá lhe servir para descartar casos de antepassados com o mesmo nome.

Nas certidões que somente conste “natural da Itália” em vez de “comune” de nascimento, você poderá fazer uma pesquisa nos registros de hospedarias que abrigaram os primeiros imigrantes, ou pesquisar as listas dos passageiros dos navios que trouxeram eles ao Brasil. Você pode visitar os sites do Museu do Imigrante, Projeto Imigrante e Familysearch. Pesquise o Arquivo Nacional (procure informações sobre imigrantes italianos que desembarcaram no Rio de Janeiro) ou também no Arquivo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo.

Lembramos que o nosso escritório presta serviço de busca de certidões na Itália.

Peça o seu orçamento sem compromisso caso você precisar!